No âmbito da Semana da Prevenção da Solidão promovida pela Diaverum, a nossa clínica desenvolveu um conjunto diversificado de iniciativas dirigidas aos doentes, colaboradores e comunidade, reforçando a importância da proximidade, da partilha e do combate ao isolamento social.

A solidão é hoje reconhecida como um importante fator de risco para a saúde física e emocional, especialmente em populações mais vulneráveis e em pessoas com doença crónica. Neste contexto, acreditamos que cuidar vai muito além do tratamento clínico: passa também por criar momentos de ligação humana, valorização pessoal e integração na comunidade.

Ao longo desta semana especial, promovemos várias atividades que procuraram estimular emoções positivas, fortalecer relações e aproximar diferentes gerações e entidades locais.

Sertã

Entre as iniciativas realizadas, destacamos o “Mural da Felicidade”, onde os nossos doentes deixaram mensagens, pensamentos e palavras inspiradoras, criando um espaço simbólico de partilha, esperança e afetos. Também nas máquinas de hemodiálise foram colocados emojis e mensagens visuais, trazendo mais cor, leveza e proximidade ao ambiente terapêutico.

Contámos ainda com a colaboração da GNR, através de várias sessões de sensibilização sobre burlas e segurança, uma temática de grande relevância para a proteção e autonomia da população mais vulnerável, e que fez todo o sentido sendo a nossa área geográfica uma das mais sós.

Num gesto cheio de carinho e significado, recebemos cartas elaboradas por crianças do Agrupamento de Escolas da Sertã, dirigidas aos nossos doentes, promovendo a ligação entre gerações e proporcionando momentos de emoção e alegria. A adesão e a valorização deste gesto teve um grande impacto nos nossos doentes, sentindo um carinho incrível.

A vertente comunitária esteve igualmente presente com a realização de um rastreio cardiovascular no Mercado Municipal da Sertã, em coordenação com o Município da Sertã e que foi aberto à população, reforçando a importância da prevenção e da literacia em saúde

rastreio

Realizámos ainda uma ação de formação aos transportadores sobre cuidados a ter com a hemóstase dos nossos utentes.

Em parceria com a Biblioteca Municipal da Sertã, proporcionámos momentos de cultura e bem-estar através da leitura de dois contos, incentivando o convívio, a imaginação e a partilha de experiências.

Como animação não poderia faltar, a música também marcou presença nesta semana para alegrar ainda mais, contámos com uma atuação do Grupo de Cavaquinhos da Sertã, que trouxe animação, tradição e boa disposição aos nossos doentes e equipa.

As atividades desenvolvidas em cooperação com o Município e a Academia Sénior/CCD enriqueceram ainda mais esta iniciativa, destacando-se ainda uma encenação dramática e uma aula de bordados, que estimularam a criatividade, a participação ativa e o convívio social.

Para o Enfermeiro-Chefe André Ribeiro "esta semana mostrou-nos, uma vez mais, que pequenos gestos podem ter um grande significado. Mais do que uma semana de atividades, esta iniciativa foi um lembrete de que cuidar é estar presente e, na Diaverum Sertã, queremos continuar a cuidar assim com competência, proximidade e sentido humano."

Para a Patrícia Neves, Assistente Social da unidade "para além das atividades realizadas, esta semana permitiu-nos escutar, observar e compreender ainda melhor a importância e o impacto das pequenas ações desenvolvidas no combate à solidão. Foi particularmente gratificante assistir ao envolvimento de toda a equipa e das entidades parceiras nesta iniciativa, evidenciando que a prevenção da solidão é uma responsabilidade coletiva e que, juntos, conseguimos criar redes de apoio mais fortes".  

Sertã