Temos o prazer de anunciar a nomeação do Dr. Rui Alves Filipe como novo Diretor Médico Nacional da Diaverum Portugal, com efeitos a partir de 4 de Agosto.
O Dr. Rui Alves Filipe é médico nefrologista com mais de 20 anos de experiência clínica e de liderança no setor da saúde, abrangendo funções em instituições públicas e privadas.
Na ULS Castelo Branco, exerceu cargos de Diretor do Internato Médico, Coordenador de Colheita de Órgãos, Adjunto da Direção Clínica e Médico Nefrologista, mais recentemente, como Assistente Graduado Sénior.
Colaborou como Médico Nefrologista Coordenador na NephroCare, tendo assumido a Direção Clínica da unidade da Guarda. Desde 2020, tem estado à frente da Direção Clínica da Nefropinhal, onde desempenhou um papel relevante na gestão clínica e na coordenação de cuidados em doenças crónicas na região da Sertã.
Esteve até Março de 2025 como Vice-Presidente da ANADIAL– Associação Nacional de Centros de Diálise. Atualmente, colabora ativamente com a Sociedade Portuguesa de Transplantação – SPT e a Sociedade Portuguesa Nefrologia, sobretudo em áreas de registo nacional e desenvolvimento de políticas em saúde renal.
Paralelamente, tem desempenhado funções docentes na Universidade da Beira Interior, combinando a atividade académica com a formação clínica de jovens médicos.
A sua vasta experiência e compromisso com a excelência no cuidado ao doente serão fundamentais no exercício das suas novas funções.
Aproveitamos também para agradecer à Prof.ª Dra. Carla Santos todo o empenho, dedicação e profissionalismo demonstrados na assunção da Direção Médica Nacional, de forma interina, neste momento de transição.
Contamos com todos para dar as boas-vindas ao Dr. Rui Alves Filipe e desejar-lhe muitos sucessos neste novo desafio.